segunda-feira, 22 de julho de 2013

Escolas de Xadrez

Escola Arcaica
Nesse período o xadrez está iniciando no mundo, não tendo ainda muitas informações sobre idéias, táticas e estratégias para o jogo. Por esses motivos, pela falta de criatividade, a escola arcaica fica conhecida como, a escola com pobreza de idéias. O precursor desta escola é Ruy López, no início do século XV.
Escola Clássica
É uma escola muito técnica e de pensamentos enxadrísticos interessantes, pois sua principal filosofia é a vantagem estática que se consegue durante o jogo, ou seja, ter o controle de determinadas áreas do jogo. Como exemplo, temos o controle do centro por peões, não deixar com que os peões fiquem expostos a ponto de serem capturados, dentre outras jogadas clássicas dessa escola, envolvendo bispos e cavalos. Entretanto, o astro dessa escola é mesmo o peão, e a cilada é a principal arma que um jogador da Escola Clássica vai usar para vencer seu oponente. O homem que trouxe ao mundo do Xadrez a Escola Clássica foi o francês Philidor.
Escola Romântica
Essa é uma escola onde aparece um pouco da “violência” do Xadrez, a principal característica são os constantes ataques ao rei, fazendo-se valer de sacrifícios das próprias peças para conseguir melhores posicionamentos, e chegar ao tão esperado xeque-mate. Os precursores dessa Escola são Evans e Adolf Anderssen.
Escola do Desenvolvimento
Nessa escola é evidente o uso das colunas e das diagonais, fazendo com que o jogador tenha mais facilidade em lidar com o bispo e a torre. Foi pelas mãos de Paul Muphy que esta escola se tornou tão importante, ajudando a dar um passo muito grande para o xadrez no mundo todo.
Escola Moderna Posicional
Nessa escola as coisas mudam bastante, durante o jogo, o objetivo primário do jogador deixa de ser o rei, e sim, as peças ao redor. Eliminar bispos, torres, peões e a rainha passa a ser mais importante, o rei é deixado por último. Steinitz foi o responsável por introduzir essa prática no jogo.
Escola Moderna Científica
Para essa escola Tarrasch levou as mesmas idéias da Escola Moderna Posicional de Steinitz, porém, com suavez diferenças. A filosofia dessa escola sugere que o jogo seja mais lento, o jogador obtem pequenas vantagens ao longo da partida, entretanto, a vitória é segura.
Escola Moderna Psicológica
Paralelamente a Tarrasch, outro propulsor da Escola Posicionista Emanuel Lasker, implantou um jogo do tipo psicológico baseado no estudo do adversário para realizar dentro do jogo de posição, não a jogada melhor, senão aquela jogada ocasional que mais possa incomodar o oponente, com o que conseguiu magníficas vitórias.

Nenhum comentário: